Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Violência Contra a Mulher: Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial

    Hoje (25), é celebrado o Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher. A Defensoria Pública do Distrito Federal participa ativamente nesta luta. O Núcleo de Defesa da Mulher é especializado no tema e recebe cerca de 140 demandas por mês. Lá, as mulheres são orientadas sobre seus direitos e recebem assistência jurídica, que acompanha todas as etapas do processo judicial, quando necessário. O núcleo ainda oferece apoio psicológico com atendimento integral à vítima por parte de equipe especializada.

    De acordo com os mais recentes dados revelados pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Mapa da Violência no Brasil de 2015, 13 mulheres são assassinadas por dia. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a situação de violência da mulher no país como epidemiológica. Atualmente, o Brasil é o quinto no ranking mundial de violência contra a mulher, que pode se revelar na forma de assédio sexual,violência moral, violência patrimonial, transfobia, violência física e até mesmo racismo.

    O Núcleo de Defesa da Mulher também desempenha trabalhos de conscientização da população. O projeto Lei Maria da Penha vai à Escola, por exemplo, é uma das iniciativas da Defensoria Pública, em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que leva o debate acerca da violência contra a mulher nos colégios da rede pública. “A gente atua também em diversas comissões e conselhos, para monitorar todas as políticas públicas na área da mulher”, destaca Dulcielly de Nóbrega, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública.

    Dulcielly de Nóbrega aponta ainda que além das demandas mais comuns como lesão corporal, atualmente o núcleo têm recebido denúncias a respeito de crimes virtuais. “A cyber vingança é quando o parceiro divulga vídeo intimo sem consentimento. Por ser um assunto novo, as mulheres ainda não sabem o que fazer. Mas, se o crime de internet for praticado por um parceiro, também entra na Lei Maria da Penha.”, explica.

    Para realizar uma denúncia basta ligar para a Central de Atendimento à Mulher, no número 180, ou procurar os Centros Especializados de Atendimento à Mulher, localizados em diversos pontos do Distrito Federal, além das delegacias.

    O Núcleo de Defesa da Mulher está disponível em dois locais. Um deles, na Casa da Mulher Brasileira ou pelo telefone (61) 3226-0458. O outro fica no Fórum José Júlio Leal Fagundes – Setor de Múltiplas Atividades Sul, Trecho 3, Lotes 4/6, Bloco 4. Para mais informações, entre em contato no telefone 3103-1926.

    Natália Picarelli

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1047
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/violencia-contra-a-mulher-brasil-ocupa-a-quinta-posicao-no-ranking-mundial/408821856

    Informações relacionadas

    Suelen Lindemann, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    As alterações feitas pela Lei 13.104/2015 – Feminicídio

    Alice Bianchini, Advogado
    Artigoshá 13 anos

    Por que as mulheres não denunciam seus agressores? Com a palavra, a sociedade

    Alice Bianchini, Advogado
    Artigoshá 13 anos

    Quais são as principais razões da violência doméstica contra a mulher? Com a palavra, a sociedade

    Alice Bianchini, Advogado
    Artigoshá 13 anos

    Quais as melhores medidas para se combater a violência doméstica? Com a palavra, a sociedade

    Achley Wzorek, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Os três ciclos da violência doméstica contra mulheres e sua importância para o combate e prevenção.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)