Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos é celebrado neste sábado

    A Defensoria Pública do DF conta com atendimento especializado na área

    Amanhã (10), é o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebra a declaração que garante aos cidadãos acesso a direitos básicos como segurança, liberdade, dignidade e a vida. A Defensoria Pública do Distrito Federal zela pela proteção destes direitos e dispõe de núcleo especializado na área.

    O Núcleo de Direitos Humanos defende, sobretudo, o direito de minorias que podem ser caracterizadas por traços ou atitudes não dominantes na sociedade em que vivem. As minorias podem ser definidas pelo caráter étnico, religioso, linguístico, opção sexual, gênero e necessidades especiais.

    O defensor público do Núcleo de Direitos Humanos, Fábio Levino, explica que ainda há um olhar receoso de parte da população com relação à área de direitos humanos, por entenderem que é um trabalho desempenhado para “defender bandidos”, mas que esta definição é rasa e não engloba todo o trabalho realizado. “Os direitos humanos, na verdade, vem atuar na tutela daquelas necessidades mais sensíveis das pessoas de forma geral. São pessoas que têm seus direitos esquecidos. Principalmente no caso de minorias ou, como chamamos, classes mais vulneráveis”, esclarece o defensor.

    Declaração Universal dos Direitos Humanos

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos começou a ser idealizada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando o mundo ainda sofria as consequências do período. Na época, líderes mundiais se reuniram a fim de protegerem a humanidade contra as barbáries da guerra. No mesmo ano, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) que, no ano seguinte, apresentou um esboço da declaração.

    Em 1948, durante a Assembleia Geral da ONU, foi apresentada a versão final da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dois anos mais tarde, a ONU oficializou o dia 10 de dezembro como data oficial em homenagem ao dia histórico que celebra a declaração de direitos da humanidade.

    Natália Picarelli

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-da-declaracao-universal-dos-direitos-humanos-e-celebrado-neste-sabado/413697962

    Informações relacionadas

    Paulo Tarso de Moura Freitas, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    O Sistema Global e os Sistemas Regionais de Proteção aos Direitos Humanos no Plano Internacional

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)