Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jovens em Harmonia com a Vida: estágio ressocializa adolescentes em conflito com a lei

    “Não gosto nem de lembrar. Nunca tínhamos vivido isso. Foi uma experiência horrível. Ele errou, mas não vai persistir no erro”, diz emocionada a mãe de um jovem que estagiou por dois meses dois na Defensoria Pública do Distrito Federal em cumprimento de medida socioeducativa. Guilherme* praticou furto – quando há a apropriação de objeto alheio, sem consentimento e sem o uso de violência. Como, por exemplo, quando um assaltante leva um carro que estava estacionado,sem o motorista.

    O rapaz foi assistido pela Defensoria por meio do projeto “Jovens em Harmonia com a Vida”, que visa o resgate social de adolescentes em cumprimento demedida socioeducativa de meio aberto através de oportunidade de estágio remunerado, em cumprimento à medida de Liberdade Assistida e para o cumprimento da determinação de Prestação de Serviço à Comunidade.

    “Estagiar foi bom. Aprendi muita coisa. Adquiri experiência. Fiz serviço de auxiliar administrativo, ficava responsável pelos arquivos e fazer cópias de processos. Fui muito bem recebido e acolhido pela Defensoria. Sempre me trataram bem”, comenta Guilherme. A mãe dele, Ana*, disse que o filhou mudou para melhor. “Depois do estágio ele mudou muito. Passou a ter responsabilidade. Ele gostou tanto de trabalhar que queria ficar o dia todo, sendo que o estágio dele era só meio período. Ele gostou tanto que quer voltar a trabalhar na Defensoria”.

    O jovem se arrependeu e já faz planos para o futuro. “Quero concluir os estudos e arrumar um bom emprego. Vou fazer algo na área administrativa”. A mãe também faz planos para o filho. “Quero que ele estude um período e trabalhe no outro. É bom ele ocupar a mente fazendo coisas boas”.

    Jovens em Harmonia com a Vida

    No último mês, a Defensoria Pública do DF realizou 41 atendimentos do “Jovens em Harmonia com a Vida”, por meio de atividades com psicólogos e assistentes sociais. Desde a criação, mais de 450 adolescentes passaram pelo projeto.

    Instituído pela Portaria nº 50, de 10 de abril de 2014, o projeto foi consolidando o Termo de Cooperação Técnica e Operacional entre a Defensoria e a Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (SECRIA).

    Medidas socioeducativas são aplicadas em adolescentes autores de atos infracionais e estão previstas no art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    De acordo com a gerente de atividade psicossocial da Defensoria Pública do DF, Camila Santos, a Prestação de Serviço à Comunidade são a realização de tarefas gratuitas e de interesse comunitário por parte do adolescente em conflito com a lei, durante período máximo de seis meses e oito horas semanais.

    “A medida de Prestação de Serviço à Comunidade consiste na execução não remunerada de serviços pelos adolescentes em cumprimento da medida nos Núcleos da Defensoria, podendo ter duração de até 6 meses com jornada máxima de 8 horas semanais. Os jovens são acolhidos pela Subsecretaria de Atividade Psicossocial com o objetivo de serem orientados sobre o projeto, quanto ao trabalho da Defensoria e ao cumprimento da medida de prestação de serviço à comunidade”, esclarece Santos.

    Ao final da prestação de serviço, o servidor da instituição que acompanha o cumprimento da medida socioeducativa junto ao adolescente e o defensor encaminham à Unidade de Atendimento em Meio Aberto (UAMA) um relatório individual de avaliação da prestação de serviço realizado.

    Segundo Camila, Guilherme cumpriu medida de Liberdade Assistida que é a “disponibilização de vagas de estágio de ensino médio aos jovens que cumprem a medida socioeducativa nos núcleos da Defensoria. A duração total do período de estágio não poderá exceder 02 anos. A jornada de atividade é condizente com as atividades escolares do estagiário e não excede 06 horas diárias e 30 horas semanais. Uma vez por mês, os estagiários são acompanhados pelos psicólogos e assistentes sociais com o objetivo de trabalhar questões relacionadas ao mundo do trabalho”.

    Priscila Leite

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovens-em-harmonia-com-a-vida-estagio-ressocializa-adolescentes-em-conflito-com-a-lei/482208749

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)