Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rede pública de saúde do Distrito Federal inaugura primeiro ambulatório trans

    O primeiro Ambulatório Trans atende as exigências da Portaria nº 2.803 do Ministério da Saúde que visa a capacitação e a sensibilização dos profissionais de saúde para lidar, de forma humanizada, com transexuais e travestis. “A atenção primária continua sendo o grande ponto de contato também para a população trans. Esse ambulatório atende a necessidade específica dessas pessoas, isso se chama equidade, isso é um princípio do Sistema Único de Saúde. Nós precisamos atender de acordo com a necessidade de cada um”, explicou o secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca.

    A subdefensora pública-geral do DF, Karla Núbia, garante que o acesso à saúde é um direito de todos. “A Defensoria tem pautado sua atuação para garantir e orientar os direitos da população LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros]. O trabalho ou a aplicação da humanização envolve a saúde. É um direito desta população ser assistida pelo Sistema Único de Saúde. O equipamento especializado vai fazer com que ela tenha o melhor tratamento e a melhor orientação” afirmou Núbia.

    Para ter acesso aos serviços, os interessados podem se dirigir à unidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 16h, e agendar a participação nos grupos de entrada, que funcionarão as terças, das 10h Às 11h, e as quintas, das 14h30 às 16h.

    Serão atendidos no ambulatório os usuários encaminhados pelas unidades básicas de saúde, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Diversidade (Creas Diversidade) e por busca espontânea.Também participaram da solenidade o secretário e subsecretário de Políticas de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH), Gutemberg Gomes e Rodrigo Dias, respectivamente; o coordenador da Diversidade, Flávio Brebs; representando o Instituto Brasileiro de Transmasculinidade, Leonardo Lima e; a representante da União Libertária de Travestis e Mulheres Transexuais, Melissa Massayury.

    Priscila Leite

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rede-publica-de-saude-do-distrito-federal-inaugura-primeiro-ambulatorio-trans/487812713

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)