Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria se reúne com Ministério Público para discutir situação do Lixão

    Na tarde desta quarta-feira (16), a Defensoria Pública do DF foi sede da reunião entre a instituição e os demais órgãos que integram um grupo de trabalho para discutir planos de gestão de resíduos sólidos do DF. O Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público de Contas e o Ministério Público do DF e Territórios, juntamente com a Defensoria, integram o grupo.

    Na ocasião, foram discutidas as datas que o Governo do DF anunciou para o fechamento do Lixão e estratégias para amparar os catadores e cooperativas que atuam no local.

    Em 10 de maio deste ano, o governador Rodrigo Rollemberg havia dito que o fechamento total ocorrerá em outubro próximo, porém, segundo o defensor público do Núcleo de Direitos Humanos, Werner Rech, essa informação não consta na ação civil pública que determina o fechamento do lixão. “O Governo de Brasília não juntou esta data nos autos. A Defensoria se manifestou, pedindo um posicionamento de acordo com o que foi amplamente noticiado na imprensa nos anúncios do governador. Na ação, o início da atividade de remoção dos catadores seria para o final de 2018”, relata.

    Segundo a representante do MPDFT, Maria Rosynete Lima, as reuniões são importantes para alinhar e agilizar a comunicação entre os órgãos que atuam junto à questão do Lixão. “Para o encerramento, existia uma ação civil pública que hoje está em fase de execução. O MP que encabeçou a ação porque o estado tem que promover condições para efetivamente encerrar o Lixão. Ele tem que cumprir o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, incluir os catadores em atividades lícitas, até porque essas pessoas vivem e tiram o sustento de lá”, explica.

    Além disso, cada participante fica com alguma responsabilidade para prestar contas nos próximos encontros. Entre elas, articular possíveis parcerias e acompanhar o desenrolar do processo. Também estavam presentes Demóstenes Albuquerque, representando o Ministério Público de Contas do DF e Raimundo Neto, do Ministério Público do Trabalho.

    Dávini Ribeiro

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-se-reune-com-ministerio-publico-para-discutir-situacao-do-lixao/488700709

    Informações relacionadas

    MPF atribui ao MPE ajuizar ação civil contra lixão de Eirunepé

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    (Modelo) Tutela de Evidência(com pedido de Medida Liminar Incidental)

    Ação do MPAM desativa lixão e força instalação de aterro sanitário em Itacoatiara

    Lucas Miguel Medeiros, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Ação Civil Pública

    (Modelo) Ação Civil Pública com pedido liminar - caso prático faculdade - Constitucional.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)