Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública do Distrito Federal tem nova composição do Conselho Superior

    Cinco novos membros titulares do Conselho Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal foram eleitos na noite desta quarta-feira (16), na sede da instituição. Os futuros titulares do biênio 2017/2019 são:

    • Clayton Ribeiro de Souza (Segunda Categoria) – 95 votos
    • Danniel Vargas Siqueira Campos (Primeira Categoria) – 145 votos
    • Maria José Silva Souza de Nápolis (Primeira Categoria) – 142 votos
    • Rita de Castro Hermes Meira Lima (Segunda Categoria) – 133 votos
    • Alexandre Gianni Dutra Ribeiro (Categoria Especial) – 99 votos

    Os novos conselheiros serão empossados em setembro. Durante as eleições, ficaram designados os defensores públicos Fábio Alves Vasques, Rodrigo de Bragança Doin e Daniela Cavalcante Martins – indicada pela Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal – ADEP/DF – para compor a Comissão Eleitoral, supervisionando, conduzindo e fiscalizando o pleito.

    A Presidência da Comissão Eleitoral foi exercida pela defensora Daniela Cavalcante Martins. Os defensores Leonardo Melo Moreira e Reinaldo Rossano Alves foram os membros suplentes.

    Conselho Superior

    A atuação do Conselho Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal está descrita na Lei Complementar nº 828, de 26 de julho de 2010. O Conselho Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal é o órgão deliberativo máximo da instituição, ou seja, é o órgão responsável pelas decisões administrativas e funcionais exercendo também o poder de editar as normas internas da Defensoria Pública como: regulamentação das atribuições funcionais, regulamentação dos auxílios e indenizações, criação e extinção de unidades de execução dos serviços, entre outras atribuições.

    A composição do Conselho é de nove defensores públicos, sendo quatro defensores natos, ou seja, são automaticamente componentes: o defensor público-geral, os dois subdefensores públicos-gerais e o corregedor. Atualmente, estes cargos são ocupados por Ricardo Batista, Karla Núbia, Sérgio Murillo e Elisângela Guimarães Santos de Miranda, respectivamente.

    Os demais integrantes (cinco) são eleitos pelo voto direto dos defensores públicos. Qualquer defensor pode se candidatar, desde que tenha concluído o estágio probatório de três anos. A escolha se dá pelos mais votados.

    São três categorias:

    Especial – está há mais tempo na instituição

    Primeira – intermediário

    Segunda – menos tempo de casa

    De acordo com a Resolução Nº 161, de 21 de junho de 2017 ocupam agora a Categoria Especial – 50 defensores, na Primeira – 61 e na Segunda – 116. Ou seja, 227 defensores na ativa e 31 aposentados. Ao todo, foram computados 198 cédulas, sendo uma anulada.

    Também concorreram ao cargo:

    • João Marcelo Mendes Feitoza (Categoria Especial) – 77 votos
    • Márcia Domingos e Sá (Segunda Categoria) – 59 votos
    • Carlos André Bindá Praxedes (Categoria Especial) – 56 votos
    • Brunna Lucy de Souza Santos (Segunda Categoria) – 69 votos

    Priscila Leite

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações160
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-do-distrito-federal-tem-nova-composicao-do-conselho-superior/488745637

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)