Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    I Simpósio de Cuidado ao Paciente Idoso conta com palestra da Defensoria

    Na manhã desta quinta-feira (17), o “I Simpósio de Cuidado ao Paciente Idoso”, contou com participação da coordenadora da Central Judicial do Idoso e do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública do Distrito Federal, Márcia Domingos e Sá. O evento foi realizado no Auditório Oswaldo Cruz do Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa, em Taguatinga.

    Outro ponto abordado pela defensora foi a respeito do direito do acompanhamento no hospital. “É comum receber queixas no núcleo dizendo que os hospitais obrigam a pessoa a ficar 24h com o idoso internado. Isso é ilegal. É um direito, mas não uma obrigação. Cabe ao profissional de saúde se responsabilizar pelo tratamento e conceder autorização para ter um acompanhante”. Domingos acrescentou que, caso isso aconteça é preciso denunciar ao Ministério Público.

    A coordenadora do Núcleo do Idoso disse, ainda, que a violência mais praticada é a financeira (30,9%), em seguida, a psicológica (29%), Negligência (17,4%), a física (15,4%), em penúltimo vem o abandono (3,2%) e em último, autonegligência (1,9%).

    Ao todo, foram realizados nove painéis retratando o processo de envelhecimento, psicopatologias, câncer, cuidados paliativos, enfermagem, direitos do idoso e, acolhimento e humanização ao paciente idoso. De acordo com uma das idealizadoras do evento, a supervisora de Unidade de Internação do Hospital Santa Marta, Loyana Soares, mais de 200 profissionais da área de saúde se interessaram pelo Simpósio. “Hoje a gente tem vários profissionais que atuam com os idosos e possuem dúvidas sobre os cuidados com este público e principalmente com os aspectos legais. Como a demanda foi muito grande, pretendemos realizar outros eventos como este” afirmou.

    Priscila Leite

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/i-simposio-de-cuidado-ao-paciente-idoso-conta-com-palestra-da-defensoria/489132028

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)