Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto RenovAÇÃO: inteligência emocional e psicologia positiva são temas do quarto encontro

    “As atitudes determinam as relações sociais e o sucesso na vida”, diz psicóloga da Defensoria

    “Continue! Você consegue! Dê o Melhor de Si”. Estas foram algumas frases motivacionais ouvidas pelos alunos do projeto RenovAÇÃO – Cidadania para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social; realizado nesta quarta-feira (18), em Brasília. De acordo com a psicóloga e subsecretária de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal, Roberta de Ávila, o tema central do quarto encontro foi sobre inteligência emocional e psicologia positiva.

    Os participantes do projeto assistiram a trechos do filme “Desafiando Gigantes”, participaram de duas dinâmicas de grupo voltadas para vivências relacionadas aos desafios diários e as reações comportamentais, focando nas soluções e estratégias de compensação. Os alunos também puderam participar de uma roda de conversa sobre motivação e felicidade. “Nós somos do tamanho dos nossos sonhos. É preciso acreditar em nós mesmos, melhorar a autoestima. Ter inteligência emocional. Se não controlarmos as emoções não é possível ter boas relações”, disse Ávila.

    Uma das alunas, Rayla dos Reis, 21 anos, contou que tem aprendido muito no RenovAÇÃO. “Se eu não estivesse aqui poderia estar na rua fazendo coisas erradas. Estou aprendendo a ser uma pessoa melhor, tanto comigo como com outras pessoas, e a tratar bem todo mundo”, comentou Rayla, que disse sonhar em ser plenamente feliz.

    “A felicidade é uma construção interna. Se aprendemos com a dor, crescemos, damos sentido para a vida. Ser feliz não é ter coisas. Se fortalecer, enfrentar os problemas, agradecer, ter compaixão. As atitudes determinam as nossas relações sociais e o sucesso na vida”, explicou a psicóloga e subsecretária da Defensoria.

    Rayla dos Reis disse estar “saindo das drogas agora”, mas “quando quero usar, saio de casa, saio de perto da minha família para não prejudicar ninguém e não incomodar. Se estou bem fico na casa da minha mãe, se vou fazer coisas erradas fico um tempo na rua”. A jovem se envolveu com entorpecentes aos 11 anos. “Estou saindo, parando. Comecei fumando cigarro, depois maconha, cheirei cola, tíner e já fumei crack também. Só nunca usei droga na veia, o resto… Agora, estou usando cigarro e maconha”.

    O que motiva a moça a mudar de vida é a filha de sete anos. “Não dá para viver com ela, cuidar dela do jeito que eu vivia, fazendo as coisas que eu fazia de errado. Eu só nunca me prostituí. Já roubei, vendi droga, já fui presa por causa disso. Quero trabalhar, estudar e ter a minha família ao meu lado”, conta Rayla.

    A jovem acrescentou que o curso da Defensoria a motivou e a fez a acreditar nela mesma. Interessou-se pelo projeto? Que mais informações? Acesse:

    – Projeto RenovAÇÃO: População em Situação de Rua tem aulas de cidadania

    – Projeto RenovAÇÃO: aula motivacional é oferecida no segundo encontro com a população em situação de vulnerabilidade

    – Projeto RenovAÇÃO: terceiro encontro contou com aulas sobre drogas e saúde mental

    As próximas aulas serão realizadas nos dias 23 – Comunicação Não Violenta – e 30 de outubro – Noções Básicas de Direito e Deveres em Sociedade e Cidadania. As aula acontecem na sede da Defensoria Pública do DF localizada no SIA Trecho 17 Rua 7 Lote 45. Para mais informações: 2196-4468.

    Priscila Leite

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações344
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-renovacao-inteligencia-emocional-e-psicologia-positiva-sao-temas-do-quarto-encontro/511110758

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)