Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Catadores de materiais recicláveis se reúnem com governador

    O governador Rodrigo Rollemberg recebeu, nesta terça-feira (17), representantes e das cooperativas de catadores de materiais recicláveis que trabalham no aterro controlado do Jóquei, mais conhecido como Lixão da Estrutural. A reunião aconteceu no Palácio do Buriti e teve o intuito de ouvir as demandas da categoria no processo de fechamento do Lixão – previsto para o próximo dia 31.

    A Defensoria Pública do DF vem acompanhando o caso desde janeiro deste ano, quando fez uma vistoria no local para conversar com os catadores e verificar as condições de trabalho. Em maio último, Rollemberg anunciou a data de fechamento e os catadores seriam realocados para centros de triagem em galpões temporários. Na reunião realizada ontem, o governador disse que cinco galpões já foram alugados, dois já estão funcionando e que a data de fechamento está mantida.

    Porém, para os catadores, não será viável no tempo estabelecido realocar todos os trabalhadores e dar as condições mínimas de trabalho para que eles obtenham seu sustento. Os representantes das cooperativas reclamaram, também, da quantidade de resíduos que serão destinados para estes galpões após o fechamento do Lixão. Disseram, ainda, que em Brasília não existe coleta seletiva de fato e que colocá-los em galpões nestas condições deixará os catadores sem renda.

    “Não sou contra o fechamento do lixão. É um sonho trabalhar debaixo de um teto, com dignidade, mas acho que o governo tem que fazer mais. Estão alugando espaços pequenos, colocando três cooperativas dentro de onde cabem duas”, alegou um dos cooperados. Outra crítica foi que os dois galpões que já estão funcionando não tem os materiais e máquinas adequadas.

    A Defensoria pretende apresentar uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o governo firme compromissos de forma definitiva e para que os catadores tenham confiança no processo de transição. “Vai ser equacionadauma forma para que se estabeleçam garantias de volume e da qualidade de resíduos que chegam até eles, investimento em campanhas de conscientização, coleta seletiva em todo o DF, entre outros termos”, explicou o defensor que acompanha o caso, Werner Rech.

    Após ouvir sugestões dos trabalhadores e representantes dos órgãos presentes na reunão, Rollemberg se comprometeu a reunir a equipe técnica e apresentar uma proposta de adequação na próxima semana.

    Também participaram da reunião representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Defensoria Pública da União. Estiveram presentes, ainda, representantes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Casa Civil e da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).

    Dávini Ribeiro

    da Assessoria de Comunicação

    Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

    Cresce número de ações judiciais para que se consi…

    Balanço: projeto itinerante registra 275 atendimen…

    Diarista consegue cirurgia por meio da Defensoria

    Defensores Públicos e servidores participam de sem…

    Saúde ganha Câmara de Mediação

    Evento sobre crédito responsável contará com a par…

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/catadores-de-materiais-reciclaveis-se-reunem-com-governador/511508411

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)