Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rapaz preso no lugar do irmão tem alvará de soltura

    Na tarde desta quinta-feira (07), a 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Goiás expediu o relaxamento de prisão a Jefferson Carlos Silva de Oliveira, o rapaz que estava preso indevidamente no lugar do irmão desde o último dia 21/11, no Complexo Penitenciário da Papuda.

    O juiz Pedro Paulo de Oliveira reconheceu o erro da prisão. “Chegou a este juízo a notícia de que o reeducando se encontra recolhido equivocadamente, uma vez que, na verdade, quem teria praticado o delito seria o irmão do reeducando, Sr. Jackson Beserra da Silva, que já se encontra preso em função da prática de outros delitos”.

    O erro citado pelo magistrado foi detectado pela Defensoria Pública do Distrito Federal. A defensora pública Antônia Carneiro, depois que foi procurada pela mãe dos irmãos, juntou todos os documentos necessários que comprovavam a inocência de Jefferson, como o exame pericial das impressões digitais. O laudo comparando as digitais de quem foi preso em Anápolis no dia do crime com as de Jefferson foi solicitado pela própria Defensoria Pública do DF e os peritos papiloscopistas de Brasília afirmaram que as impressões do processo criminal não são de Jefferson e sim de Jackson, seu irmão.

    O juiz levou em conta as provas juntadas pela Defensoria no pedido de habeas corpus. “Verifico que há nos autos indícios de que pode ter ocorrido um erro na identificação do réu no processo de ação penal nº 200700408961. Existindo também, amostras de que o Sr. Jackson Beserra da Silva, irmão do reeducando, já se utilizou deste artifício em outra oportunidade”, disse o magistrado em sua decisão.

    “Foi com muita luta que conseguimos esclarecer os fatos. A Justiça deve ser a mesma para ricos e pobres. Lamentamos o tempo que ele permaneceu injustamente na prisão, mas pelo menos agora ele será solto. O próximo passo será a busca da ação de indenização”, comemora a defensora, dizendo que o processo é uma forma de aliviar o sofrimento causado ao rapaz nos dias em que foi mantido em uma cela superlotada injustamente. Jefferson deve ser liberado pela Vara de Execução Penal do DF até o fim do dia.

    Entenda o caso

    Jefferson Carlos Silva de Oliveira tem problemas mentais e foi preso em novembro no lugar de seu irmão, Jackson Bezerra da Silva, condenado a 5 anos e 4 meses de prisão por roubo qualificado. Ele está detido no Centro de Detenção Provisória do DF (CDP).

    O flagrante do crime foi em 2007, em Anápolis e, à época, Jackson, sem os documentos, deu à polícia o nome do irmão inocente, que nunca esteve na cidade goiana . Hoje os dois filhos de Tereza Maria Beserra estão presos. Jackson foi detido posteriormente por outro crime e cumpre pena em definitivo.

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rapaz-preso-no-lugar-do-irmao-tem-alvara-de-soltura/529420857

    Informações relacionadas

    Wellington de Marchi, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    Estado deve indenizar homem que foi preso no lugar do irmão

    Maria Mileide Fernandes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo Alegações Finais Crimes Furto/Roubo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)