Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia da Visibilidade Trans: Defensoria organiza ações para debater o tema e qualificar servidores

    Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado hoje (29), a Defensoria Pública do Distrito Federal realizará uma série de atividades que evidenciam os direitos da população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. A programação foi elaborada pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, que já vem trabalhando fortemente nesta área e vai, nesta semana, dar mais notoriedade ao tema, com cinco dias de debate e capacitação de servidores que lidam com este público. “É uma data importante e simbólica. Estamos vivendo um momento em que a população LGBT está ainda mais vulnerável por conta da intolerância”, diz a defensora pública responsável pela área, Karoline Leal.

    A Defensoria vem ainda se reunindo para trabalhar em parceria com outras instituições, como o Centro de Referência Especializado da Diversidade Sexual, Religiosa e Racial (Creas Diversidade), a Associação do Núcleo de Apoio e Valorização à Vida de Travestis, Transexuais, e Transgêneros do Distrito Federal e Entorno (ANAVTRANS), o Ambulatório Trans e o Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (IBRAT) para trocar conhecimento e traçar metas conjuntas e que tornem o atendimento às pessoas transexuais mais humanizado em diversos setores.

    Com a programação, a Defensoria visa adotar medidas para garantir o acesso do público transexual aos mecanismos jurídicos e à cidadania. “A maioria das pessoas precisam de orientação jurídica para conseguir medicamento e realizar exames de saúde, fazer a retificação de nome e alteração de gênero no registro civil e cirurgia de transgenitalização e é isso que a gente pretende oferecer, com toda excelência”, explica Leal.

    Amanhã (30) e quarta-feira (31), a partir das 13h, as equipes do Núcleo de Execução Penal, do Núcleo de Brazlândia, entre outros núcleos especializados da Defensoria serão capacitados.

    Já no dia 01 de fevereiro, às 8h, haverá uma reunião no Laboratório Trans, localizado no Hospital Dia, na 508/509 Sul, para listar os avanços e desafios na linha de cuidado às pessoas trans. Na sexta-feira (02), vai acontecer a “TransAção – Cidadania e Dignidade: em Prol da Nossa Visibilidade”, das 14h30 às 18h30, no Creas Diversidade, na 614/615 Sul. Lá vão ser feitas rodas de conversa para discutir a cidadania, dignidade e visibilidade das pessoas Trans, além de avaliação das políticas públicas e definição do calendário de luta de 2018.

    Os participantes vão poder prestigiar as apresentações culturais e receber atendimento jurídico da Defensoria Pública do DF. O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos permanece com os atendimentos quinzenais junto ao Creas da Diversidade. As próximas visitas acontecerão nos dias 08 e 22 de fevereiro, das 9h às 12h.

    Ludmila Castro

    da Assessoria de Comunicação

    • Publicações2872
    • Seguidores55
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-da-visibilidade-trans-defensoria-organiza-acoes-para-debater-o-tema-e-qualificar-servidores/540986328

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)